quinta-feira, 20 de maio de 2004

O que são Web Standarts?

1. O World Wide Web Consortium (W3C), juntamente com outros grupos e organismos reguladores, estabeleceram tecnologias para criação e interpretação de conteúdo para a Web.
Estas tecnologias, a que chamamos "Web standards", são cuidadosamente concebidas para dar os maiores benefícios ao maior número possível de utilizadores da Web, assegurando ao mesmo tempo a viabilidade a longo prazo de qualquer documento que seja publicado na Internet.
Conceber e construir sites usando estes "standards" simplifica os processos e baixa os custos de produção, obtendo-se ao mesmo tempo sites acessíveis a mais pessoas e a mais tipos de dispositivos para a Internet.
Os sites desenvolvidos desta forma continuarão a funcionar corretamente à medida que os navegadores tradicionais evoluem e novos dispositivos de Internet surgem no mercado.
» Fonte

2. "The Web Standards Project é um conjunto de fundamentos que lutam para assegurar normas para que todas as pessoas tenham acesso aos recursos tecnológicos da Internet."
» Fonte

3. "Web standards são destinados para serem uma base comum... uma fundamentação para a World Wide Web de modo que navegadores e os outros softwares compreendam um mesmo vocabulário básico." Eric Meyer
» Fonte

4. Web standards são tecnologias estabelecidas pela W3C e por outros órgãos reguladores que são usadas para criar e interpretar conteúdos-básicos para Web.
Definidas para aumentar a longevidade de documentos publicados na Internet - torná-los adaptáveis a avanços tecnológicos - e para fazer com que estes documentos sejam acessíveis para o máximo possível de usuários.

Linguagem Estrutural:
Extensible Hypertext Markup Language (XHTML) 1.0
XHTML 1.1
Extensible Markup Language (XML) 1.0

Linguagem de Apresentação
Cascading Style Sheets (CSS) Level 1
CSS Level 2
CSS Level 3

Modelo de Objetos:
Document Object Model (DOM) Level 1 (Core)
DOM Level 2

Linguagem de Scripts
ECMAScript 262 (Versão Padrão para JavaScript)

Linguagens de Apresentação Adicional
Mathematical Markup Language (MathML) 1.01
MathML 2.0
Scalable Vector Graphics (SVG) 1.0


Quando um documento é dito para aderir aos Web standards, significa que o documento, além de usar as tecnologias acima:
. consiste em XHTML válido;
. usa CSS em vez de tabelas para a disposição dos elementos;
. é estruturado corretamente e revisado semanticalmente;
. é renderizado em qualquer navegador.

Note que "é renderizado em qualquer navegador" da Web, não significa ter "o mesmo visual em qualquer navegador" da Web.

Estruturar um documento com "o mesmo visual" para navegadores e plataformas é quase impossível.

Não obstante, usar somente imagens fará com que um website tenha exatamente "o mesmo visual" em qualquer navegador, porém o tamanho do arquivo não ajudará na acessibilidade.

Documentos que são publicados na Web serão acessados por uma grande variedade de navegadores e outros dispositivos em diferentes tipos de sistemas operacionais, com monitores de tamanho e qualidade diferentes (ou não necessariamente por monitores), por usuários que podem ter mudado o tamanho default da fonte em seu navegador e outros tipos de preferências. Aceitar isto fará com que sua atividade seja menos trabalhosa.

Qualquer um que cria sites precisa compreender que existem pré-requisitos técnicos para serem considerados, da mesma forma que aqueles que publicam no papel, fazem filmes ou televisão possuem também pré-requisitos próprios para observarem.
» Fonte


Benefícios do Web Standards:

. Disponibilizar o maior número de vantagens ao maior número de usuários da Web;
. Assegurar a capacidade de existência, o maior tempo possível, de qualquer documento Web;
. Simplificar o código e diminuir o custo da produção;
. Disponibilizar sites para serem acessíveis ao maior número de pessoas e aos mais variados tipos de dispositivos da Web;
. Permanecer funcionando corretamente nas novas versões dos navegadores e nos novos dispositivos introduzidos no mercado para web designers e developers;
» Fonte

Nenhum comentário: