O ministério da Cultura vai lançar o Projecto Território Artes,uma plataforma informática que servirá de ponto de encontro, entre a procura e os produtores de cultura, como forma de dinamizar as artes e intensificar a descentralização.
O Algarve está já envolvido neste projecto, através do pré-registo, já efectuado por 12 das autarquias algarvias, nesta fase de teste da plataforma, anunciou Isabel Pires de Lima.
O “Território Artes” está inserido no Plano Tecnológico do Governo e vai funcionar como uma bolsa facilitadora de contactos entre os criadores e o público. Haverá ainda lugar a incentivos, que a ministra não especificou.
Falando à margem da inauguração do Teatro José Louro, a funcionar num autocarro transformado em sala de espectáculos e que irá percorrer todo o Algarve, numa itinerância abrangido pelo Projecto VATE – Vamos Apanhar o Teatro, a governante explicou que o Teatro Municipal de Faro “não terá apoios directos”.
Alegando que não é possível “tratar de forma especial” o equipamento de Faro, e existir intenção da tutela em “racionalizar recursos” a ministra garantiu no entanto que haverá “uma almofada financeira para a programação”.
Por sua vez, o vice-presidente da Câmara de Faro, Augusto Miranda, quando instado a comentar as declarações da ministra, sublinhou que “não podemos ter a veleidade de ter suporte financeiro especial”.
Em sua opinião e devido à importância do Teatro Municipal de Faro em termos regionais, “será através do Programa Operacional da Cultura que devem ser criados mecanismos aos quais o teatro se pode candidatar”.Há ainda a intenção de procurar mecenas entre as empresas e agentes institucionais da região.
Observatório do Algarve
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006
Artes na Internet
Marcadores: Arte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário